E o eSocial ? Tudo Bem ?

          No segundo Semestre de 2017 as informações referentes aos Eventos Não Periódicos do eSocial para as empresas com faturamento inferior a 70 milhões estará vigorando, daí podemos perguntar, sua empresa está preparada ?




      Temos observado que entre várias Palestras que estão sendo ministradas, o foco tem sido os Eventos Periódicos, ficando os Eventos Não Periódicos em segundo plano, com sutis informações quando existentes, até pelo fato que os participantes, em sua maioria não são especialistas em Segurança e Medicina do Trabalho.

   Por experiência posso afirmar que ao se iniciar a obrigatoriedade das informações referentes aos Eventos Não Periódicos, duas palavras irão resumir tudo:

CAOS e  DESESPERO

       O que seriam o Caos e o Desespero ?

       Muitas Empresas confortavelmente se sentem "Seguras" e ao perceberem que esta segurança é ilusória ao se deparar com as informações que deverão ser alimentadas no Sistema, o CAOS será instaurado ao se perceber que quase nada se tem e muito falta para atender plenamente o que a legislação sempre exigiu.

       Consequentemente o DESESPERO será a próxima etapa, visto que as Empresas acreditam que em 3 a 6 meses poderão ser solucionadas todas as suas pendências e necessidades.

        E ai ? Tudo bem ?

        Certamente não estará tudo bem, pois teremos nesse período os "oportunistas" que se apresentarão com soluções rápidas e mirabolantes para todos os problemas com custos variáveis e até absurdos.

        Nesta nova etapa, o eSocial se incumbirá se "selecionar" os profissionais que realmente prestarão serviços conforme determina a legislação do MTE e identificará aqueles que estão totalmente aquém do que se espera quanto a capacidade técnica.

        Muitas adequações ainda deverão ser aplicadas no eSocial, parte lógica para um sistema que já chega com alguns tópicos que já geram dúvidas. 

        Mais como evitar o CAOS e o DESESPERO ? 

        O eSocial não traz nada de novo, o problema é fazer de forma certa, sem os vícios que são recorrentes e identificados nos Grupos de Discussão quando observamos pedidos tipo, um modelo de PPRA, quem tem um modelo de ... entre tantos outros pedidos que demonstram o nível de formação, conhecimento  e comprometimento do profissional de Segurança do Trabalho.

        Muito ainda terá de ser será melhorado a nível documental para muitas Empresas, bem como muitos profissionais também terão de rever conceitos e procurar mais capacitação.

        Cabe as Empresas e aos profissionais obterem a segurança para atendimento ao eSocial por meio de uma Consultoria séria, cabendo uma auditoria que permita identificar as vulnerabilidades, bem como as ações para as adequações necessárias.

        Nada impede que possam resolver internamente, mas a pergunta se resume em saber não somente se sua empresa possui as documentações, mais principalmente se estas atendem plenamente a legislação.

        O eSocial não é um bicho de 7 cabeças, mais pode se tornar um bicho de 21 cabeças ou mais, como a Hidra na Mitologia Grega, onde cortando-se uma cabeça duas novas nasciam novamente, como então eliminar definitivamente este problema ?

       Se nada for feito, realmente as Multas e intervenções do MTE serão frequentes.

       Embora o tempo não seja favorável para alguns, muito ainda pode ser feito, depende de quando e quem ? 


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