Visão 360º

           Temos hoje um mercado competitivo e cada vez mais exigente para o profissional de Segurança do Trabalho, onde o mesmo deve estar bem atento para não perder grandes oportunidades de trabalho.

           Para isso, cabe ao profissional desenvolver uma Visão 360º de sua área.

           Mais o que seria então essa Visão 360º ?

           No termo mais simples, fazer somente segurança nos dias de hoje não é suficiente.

           Vejamos que, no transcorrer do exercício profissional nos deparamos com inúmeras situações que nos remetem a ir muito mais além do que aplicar o conhecimento adquirido.

            Observe que na aplicação em promover a Segurança na empresa, temos que paralelamente observar, interferir, estudar, orientar e para alguns casos, até mesmo executar atividades que não fazem parte da base curricular estudada e daí vem as dificuldades.

             Esta situação já foi abordada em uma reportagem pela Revista Proteção na edição nº 232 - Abril/2011, página 44, demonstando o quanto o profissional tem de agregar novas qualidades e também o quanto estão defasados os cursos para suprir a demanda quanto a esse novo profissional.

           Refletindo sobre a evolução que o profissional deve atingir para suprir este mercado exigente, faça um teste rápido.

           1. Você atualmente possui quantos livros para consulta, além das Normas Regulamentadoras ?

           2. Em quantos Cursos Você participou nos últimos 6 meses ?

           3. Você visitou alguma Feira nos últimos 2 anos ?

           4. Como você se mantém atualizado ?

           Fica então após esta pequena análise pessoal a pergunta:

           - Você se acha um profissional capaz de fazer a diferença dentro da empresa ?

           Para uma reflexão, leia o texto abaixo.


Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas.

Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca. Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. E os japoneses não gostaram do gosto destes peixes. Para resolver este problema, as empresas de pesca  instalaram congeladores em seus barcos. Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo.

Os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado e, é claro, eles não gostaram do peixe congelado.

Então, as empresas de pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros.Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques, como 'sardinhas'. Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam vivos, porém cansados e abatidos.

Infelizmente, os japoneses ainda podiam notar a diferença do gosto.
Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de frescor.

Os consumidores japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático. Como os japoneses resolveram este problema?

Como eles conseguiram trazer ao Japão peixes com gosto de puro frescor?

Se você estivesse dando consultoria para a empresa de pesca, o que você recomendaria?

Antes da resposta, leia o que vem abaixo:

Quando as pessoas atingem seus objetivos - tais como: quando encontram uma namorada (o)/esposa (o) maravilhosa (o), quando começam com sucesso numa empresa nova, quando pagam todas as suas dívidas, ou o que quer que seja, elas podem perder as suas 'paixões'.Elas podem começar a pensar que não precisam mais trabalhar tanto, amar tanto, esforçar-se tanto, então, relaxam.

Elas passam pelo mesmo problema dos ganhadores de loteria, que gastam todo seu dinheiro no 'relaxamento' do estado, o mesmo problema de herdeiros, que nunca crescem e produzem, e de donas-de-casa, entediadas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta. Para esses problemas, e inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples. L. Ron Hubbard observou, no começo dos anos 50:

'O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador'.
Quanto mais inteligente, persistente e competitivo você é, mais você gosta de um bom problema. Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios, você fica muito feliz. E grande perante você mesmo. Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado e com vontade de tentar novas soluções.

Você se diverte. Você fica vivo!

Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques, nos seus barcos.

Mas, eles também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque.
O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega 'muito vivo'. E fresco no desembarque.

Tudo porque os peixes são desafiados, lá nos tanques.

Portanto, como norma de vida, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles. Massacre-os. Curta o jogo. Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista, se reorganize! Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda. Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores. Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá ao encontro dos objetivos do seu grupo, da sociedade e, até mesmo, da humanidade. Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele. Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer a diferença.

'Ponha um tubarão no seu tanque' e veja quão longe você realmente pode chegar.


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